Considerando a importância do grande dia para os noivos e entes queridos, é importante perceber primeiramente o que é o casamento, a fim de falar dos looks indicadas para a cerimônia e recepção.

O casamento é um ato solene recheado de sacralidade, festividade e alegria! Além do contrato social, há um vínculo religioso através do sacramento do matrimônio imposto aos noivos. Eles realizam seus votos eternos perante a família, amigos e a Deus. 

O Matrimônio é uma instituição não apenas humana, mas acima de tudo divina: divina por proceder do próprio Deus, que o quis livremente, e por ter sido elevado pelo Restaurador do gênero humano à sua antiga dignidade, fragilizada pelo pecado, e à condição de verdadeiro e grande sacramento da Nova Aliança (cf. Ef 5, 32).

(Padre Paulo Ricardo)

Compreendendo a tamanha importância deste dia, vamos a algumas dicas para as convidadas de como se vestir para um casamento que acontece na parte da manhã na Igreja e se sucede ao longo do dia com as festividades no sítio.

Parecer simples demais incomoda – pois os noivos e suas famílias prepararam o grande dia com muito amor e dedicação – mas chegar super arrumada e atrair todos os olhares, por destoar dos outros convidados, também não é a intenção.

Mesmo durante o dia o casamento continua sendo um evento solene, ainda que um pouco mais informal. Por isso, convidadas e madrinhas devem escolher com carinho a roupa para prestigiar os noivos.

Fique de olho em alguns pontos:

Estação do ano e clima da cidade: Escolha uma roupa de acordo com o clima da cidade e estação do ano, para não sofrer com o frio ou o calor, mas tenha bom senso. Aproveite também para fazer um penteado de acordo com o clima e seu conforto.

Horário da cerimônia: Um casamento próximo ao meia dia, dá a possibilidade de usar comprimentos menores, como na altura do joelho ou um pouco acima; também decotes, mas que não sejam tão abusivos em respeito à cerimônia religiosa; vestidos longos com aberturas na parte de baixo também são ótimas opções.

Local da recepção: É importante estar atento a esse ponto para o conforto, mas sem perder a elegância que pede um casamento. Um evento no sítio, dependendo da estação, pede looks mais frescos, soltos e coloridos. Lembre-se: Não é um churrasco em família, por isso, busque conforto, mas abuse da elegância.

Regra geral: Lembrando que looks brancos, transparências em excesso, vestidos curtos demais e decotes vertiginosos não são indicados para nenhum casamento!

Calçado e acessórios: Leve em conta o clima, local do evento, a cerimônia religiosa e o seu look para escolher o calçado apropriado e acessórios. Não há problema em levar uma sapatilha ou rasteirinha fofinha para usar após um tempo na festa.

Espero que curtam as dicas ;)

Fonte:
https://padrepauloricardo.org/cursos/o-que-e-o-matrimonio
http://fabianascaranzi.com.br/casamentos-durante-o-dia-o-que-usar/

Isabel Medeiros Andrade